Red Portugal

 

 

El equipo portugués de la red lo componen investigadores de las siguientes instituciones educativas: Universidade de Coimbra (UC), Universidade Alberta (UAB), Instituto Politécnico Castelo Branco (IPCB), Universidade do Algarve (UALG), Universidade do Minho (UMinho) y Universidade Autónoma de Lisboa.
Dra. Armanda P.M. Matos
Coordinadora
Universidade de Coimbra

Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Licenciada em Psicologia, Mestre e Doutora em Ciências da Educação, na área de Psicologia da Educação, pela mesma Universidade. Os seus interesses de investigação centram-se nos desafios sociais e educativos colocados pelos media e incluem temas como a violência nos media, o cyberbullying e a educação para os media. Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação na área da literacia digital e mediática.

Dra. Maria Isabel Ferraz Festas
Universidade de Coimbra
Dra. Sara Pereira
Universidade do Minho
 

Associate Professor at the Department of Communication Sciences and researcher at the Communication and Society Research Centre at the University of Minho. Currently she is Director of the Communication Sciences Department. She also directs the Master’s Degree on Communication, Citizenship and Education’ and teaches several Curricular Units on Media Literacy in graduate and postgraduate courses. She has been coordinating several research projects on media literacy and on young people and media.

Doutorada em Psicologia, na área de Psicologia da Educação, pela Universidade de Coimbra. É professora catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde exerce funções desde 1981. Os seus principais interesses centram-se nas áreas da instrução, da aprendizagem e da literacia, domínios a que que se reporta grande parte da sua obra publicada, projetos de investigação e atividade docente.

Dra. Paula Lopes
CECS - Universidade do Minho
Universidade Autónoma de Lisboa

Professora auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa (Departamento de Ciências da Comunicação) e investigadora integrada do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL (tese: "Literacia mediática e cidadania: Práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa"), Foi jornalista profissional, formadora de jornalismo e assessora/consultora de comunicação e imagem, e programadora cultural.

Dr. Vitor Tomé
Universidade Autónoma de Lisboa

Investigador do CIAC-Universidade do Algarve, colabora, em investigação com o Politécnico de Castelo Branco e do Instituto de Educação – Universidade de Lisboa. Jornalista, doutorado em Ciências da Educação (Educação para Média) pela Universidade de Lisboa, desenvolve actualmente investigação de pós-doutoramento em Ciências da Comunicação (As redes sociais e a nova literacia dos Média) na Universidade do Algarve, Universidade Católica de Milão e no Clemi – Paris.

Dra. Ana Maria Seixas
Universidade de Coimbra

Doutorada em Ciências da Educação, área de especialização de Sociologia da Educação, pela Universidade de Coimbra. Professora auxiliar da FPCE da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais da mesma Universidade. Os seus interesses de investigação e atividade docente centram-se nos domínios da sociologia da educação, políticas educativas, ensino superior, educação comparada e administração e gestão da educação.

Dr. Carlos Componez
Universidade do Coimbra

Diretor e fundador da  Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público. Fundador e coordenador Grupo de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público do Centro de Estudos Interdisciplinares do Sec XX

Vogal da direção da Associação Portuguesa  de Ciências da comunicação (SOPCOM). Diretor do mestrado em Jornalismo e Comunicação (2010-2015) – Faculdade de Letras- Universidade de Coimbra. Diretor da licenciatura em Jornalismo e Comunicação (2016-2017) – Faculdade de Letras.

Mgster. Patricia Fernandes
Universidade de Coimbra
Mg. Valentina Valente
Instituto Politécnico de Castelo Branco

Mestrado em Ciências da Educação na Universidade da Coimbra. Licenciatura em Ciências da Educação na Universidade da Coimbra. Estuda a avaliação dos níveis de literacia mediática da população.

Dr. Paulo A. A. Lopes da Silveira
Instituto Politécnico de Castelo Branco

Doutorado em Estatística pela Universidade de Salamanca em 2013. Mestre em Probabilidade pela Universidade de Lisboa em 2005. Licenciado em Matemática Aplicada pela Universidade de Coimbra em 1999. Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco onde exerce  funções docentes desde 2000. Tem trabalhado em vários projectos de investigação na área educacional e empresarial.

Dr. J. António Moreira
Universidade Aberta

Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra. As suas áreas de Interesse científico e de investigação são:  Formação de Professores; Blended Learning e E-learning; Educação Online, Redes Sociais e Web 2.0; Comunidades Virtuais de Aprendizagem; Comunicação em Ambientes Virtuais. 

Dr. Vítor M. Reia-Baptista
Universidade do Algarve

Professor Coordenador da Área de Ciências da Comunicação, foi Diretor do Curso de Ciências da Comunicação (1995/2000 – 2003/2008) e Diretor do Departamento de Comunicação, Artes e Design (2009-2011). Doutorado pela Universidade do Algarve em Comunicação em Educação com especialidade em Pedagogia dos Media e Linguagens Fílmicas. Membro fundador da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação e membro Suplente da Direcção Membro da Mesa da Assembleia Geral.

Mg. Pedro F. Ribeiro de Moura
Universidade do Minho

Licenciado e mestre em Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho. Bolseiro no projecto de investigação “Competências de Literacia Mediática: Estudo Exploratório com Jovens do 12º ano”.

Dra. Elzbieta Malgorzata Bobrowicz-Campos
Universidade de Coimbra

Investigadora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade de Coimbra. Doutorada em Psicologia, área de especialização em Avaliação Psicológica, pela Universidade de Coimbra. Possui título de Especialista em Psicologia Clínica e de Saúde, com a especialidade avançada em Neuropsicologia. Os seus interesses de investigação centram-se nos domínios de ciências da saúde e psicologia, com ênfase em envelhecimento bem-sucedido e práticas de saúde e educação baseadas em evidência. Tem trabalhado em vários projetos de investigação na área de literacia mediática, uso das TIC em saúde, fragilidade e memória autobiográfica.

Professora de Inglês na Escola Afonso de Paiva. Mestrado em Estudos Anglísticos pela Faculdade de Letras de Lisboa. Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho.

Languages

  • Google Places - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle