Red Brasil

 

 

El equipo de investigación está conformado por académicos de las siguientes universidades: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade de Brasilia (UnB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Triangulo Mineiro (UFTM).
Dra. Gabriela Borges
Coordinadora
Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com estágios na UAB/Barcelona e no Trinity College Dublin e Pós-doutorado na UALG/Portugal, atuando nos Doutorados em Comunicação, Cultura e Artes e Média-Arte Digital. Professora do Mestrado em Comunicação da FACOM/UFJF. Publicou Qualidade na TV Pública Portuguesa. Análise dos programas do canal 2:, Estudos Televisivos: Diálogos Brasil/Portugal, TV: formas audiovisuais de ficção e documentário Vol I e II e Discursos e Práticas de Qualidade na TV. 

Dra. Márcia Barbosa da Silva
Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Doutora em Educação do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa com investigação, docência e publicações concentradas na área de mídia e educação e formação de professores. Coordenei vários eventos na área de Comunicação e Educação. 

Dra. María Alzira Pimenta
Universidade de Sorocaba

Doutora em Educação, Mestre em Artes e graduada em Pedagogia. Atualmente, é professora do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.  Pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI). Suas pesquisas tratam sobre formação de professores, avaliação da aprendizagem, fraude acadêmica e ética. 

Dra. Monica Fantin
Universidade Federal de Santa Catarina

Professora no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduaçao em Educação, do Centro de Ciências de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq, desenvolve pesquisa sobre estudos da infância, mídia-educação, escola e cultura digital

Dra. Gilka Girardello
Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada do Centro de Educação da UFSC, em Florianópolis, Brasil. Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Educação na City University of New York. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas "Infância, Comunicação, Cultura e Arte" da UFSC.

Dra. Martha  Prata-Linhares
Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da (PPGE/UFTM). Professora e pesquisadora do Centro de Centro de Educação a Distância e Aprendizagem com Tecnologias de Informação (CEAD/UFTM) . É pesquisadora no Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Paradigmas Curriculares (FORPEC) da PUC/SP, e no Grupo Educação, Mídia, Cultura e Novas Cidadanias da UFTM . Atua na área de educação, com ênfase em forma

Lic. Letícia B. Torres Americano
Universidade Federal de Juiz de Fora

Coordenadora do Curso de Comunicação/Jornalismo, turno integral da UFJF. Mestre em Comunicação e Cultura pel Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Assistente II da UFJF. Responsável pela disciplina de Publicidade e Propaganda.

Dra. María Ogécia Drigo
Universidade de Sorocaba

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba/SP, líder do Grupo de Pesquisa em Imagens Midiáticas e vice-líder do Grupo de Pesquisa Linguagens das Mídias e Educação. Membro da Red Internacional ALEC: América, Europa, Caribe - "relaciones de género y prácticas sociales", Universidade de Limoges (França), da Rede Brasileira de Pesquisa em Semiótica Peirceana (REDECIEP) e do Comitê Executivo da IASS-AIS.

Mg. Angelica Caniello
Universidade de Sorocaba

Doutoranda e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Sua linha de pesquisa é a linguagem dos games. Pós-graduada em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância (UFF/RJ) e bacharel em Sociologia da Comunicação (Napoli/Itália) e em Publicidade e Propaganda (FAAP/SP). Participa do Grupo de Pesquisa em Imagens Midiáticas da Uniso, onde também leciona em cursos tecnológicos e de graduação nas áreas de comunicação e sociologia.

Dra. Alexandra Bujokas de Siqueira
Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Jornalismo, doutora em Educação com pós-doutorado em Estudos de Mídia pela The Open University inglesa. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM e coordenadora do Centro de Educação a Distância.

Mg. Daiana Sigiliano
Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora. Formada em Jornalismo pela Faculdade de Minas, especialista em Jornalismo Multiplataforma pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestre em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora. É pesquisadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual (UFJF) e da rede de pesquisa Obitel-Brasil (Equipe UFJF). Membro do Grupo de  pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática da Universidade Federal de Juiz de Fora, do Grupo de 

Dr. Marcus Venicius Branco de Souza
Universidade de Sorocaba

Doctor en Educación - UNISO - Línea de Investigación - Educación Superior (Educación y Tecnología), Coordina la "scientific initiation at graduation from FATEC at the CONTECSI FEA/USP", es miembro del comité científico de CONTECSI FEA / USP, es consultor de varias empresas de la región especializada en Gestión de Tecnologías de la Información. Ingeniero de Producción, Especialista en Tecnologías de la Información con énfasis en Gestión de Sistemas de Información - UNISO, Magíster de la PUC-Campinas - Centro de Ciencias y Tecnología Ambientales Exactas, en Informática con énfasis en Gestión de Sistemas de Información.

Dr. Francisco J. Paoliello Pimenta
Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Tisch School of the Arts da New York University. Pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Foi jornalista e tradutor. É Professor da Faculdade de Comunicação da UFJF, onde coordenou o Programa de Pós-Graduação. Atua na área de Semiótica e Epistemologia. 

Dra. Luciana Coutinho Pagliarini
Universidade de Sorocaba

Doctora en Medicina Veterinaria (Instituto Superior de Ciencias Agropecuarias, 1992). Profesora en dicha institución desde 1994 a 2002. Desde 2002 labora como profesora en la Universidad de las Ciencias Informáticas. Doctora en Educación, Especialidad Tecnología en la Educación (2005). Profesora Titular desde 2008. Directora del Centro Nacional de Educación a Distancia desde 2014.

Ha participado en diversos proyectos nacionales e internacionales, desarrollando investigaciones en el área de la tecnología en la educación. Ha impartido más de 30 cursos de posgrado y participado en más de 50 eventos científicos.

Dra. Janaina Nunes
Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Jornalismo, doutora em Educação pelo PPGE/UFJF, pesquisadora associada do PPGCOM/UFJF. Coordenadora o Grupo de Pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento, com investigação e publicações nas áreas de mídia e educação, tecnologias educacionais e formação de professores.

Lda. María Julia Mendez Nogueira
Instituto Federal de São Paulo

Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Música.  Especialização em Arteterapia e Mestranda em Educação (UNISO).

Mg. Marinete Aparecida Martins
Universidade de Sorocaba

Doutoranda em Educação, mestre em Educação e graduada em Administração; membro do Grupo de Pesquisa em Educação Superior Tecnologia e Inovação (GPESTI); coordenadora adjunta do Comitê de ética em pesquisa com seres humanos da Universidade de Sorocaba (CEP-Uniso); integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIs). Atualmente é professora da educação superior (aulas presenciais e por EaD).  

Languages

© 2017 AlfaMed. Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigación en Competencias Mediáticas para la Ciudadanía.

SÍGUENOS:

  • Google Places - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

Esta Red está soportada por la “Red de Educación Mediática” del Programa Estatal de Investigación Científica-Técnica de Excelencia, Subprograma Estatal de Generación de Conocimiento (EDU2016-81772-REDT) y por el Proyecto I+D+I Coordinado, titulado “Competencias mediáticas de la ciudadanía en medios digitales emergentes (smartphones y tablets): practicas innovadoras y estrategias educomunicativas en contextos múltiples” con clave EDU2015-64015-C3-1-R (MINECO/FEDER), financiados por el Fondo Europeo de Desarrollo Regional (FEDER) y Ministerio de Economía y Competitividad de España.