
Red Brasil

El equipo de investigación está conformado por académicos de las siguientes universidades: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade de Brasilia (UnB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Triangulo Mineiro (UFTM).
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com estágios na UAB/Barcelona e no Trinity College Dublin e Pós-doutorado na UALG/Portugal, atuando nos Doutorados em Comunicação, Cultura e Artes e Média-Arte Digital. Professora do Mestrado em Comunicação da FACOM/UFJF. Publicou Qualidade na TV Pública Portuguesa. Análise dos programas do canal 2:, Estudos Televisivos: Diálogos Brasil/Portugal, TV: formas audiovisuais de ficção e documentário Vol I e II e Discursos e Práticas de Qualidade na TV.
Professora Doutora em Educação do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa com investigação, docência e publicações concentradas na área de mÃdia e educação e formação de professores. Coordenei vários eventos na área de Comunicação e Educação.
Doutora em Educação, Mestre em Artes e graduada em Pedagogia. Atualmente, é professora do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. Pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI). Suas pesquisas tratam sobre formação de professores, avaliação da aprendizagem, fraude acadêmica e ética.
Professora no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduaçao em Educação, do Centro de Ciências de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq, desenvolve pesquisa sobre estudos da infância, mÃdia-educação, escola e cultura digital
Graduada em Jornalismo, doutora em Educação com pós-doutorado em Estudos de MÃdia pela The Open University inglesa. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM e coordenadora do Centro de Educação a Distância.
Doutoranda em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora. Formada em Jornalismo pela Faculdade de Minas, especialista em Jornalismo Multiplataforma pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestre em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora. É pesquisadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual (UFJF) e da rede de pesquisa Obitel-Brasil (Equipe UFJF). Membro do Grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática da Universidade Federal de Juiz de Fora, do Grupo de
Doctor en Educación - UNISO - Línea de Investigación - Educación Superior (Educación y Tecnología), Coordina la "scientific initiation at graduation from FATEC at the CONTECSI FEA/USP", es miembro del comité científico de CONTECSI FEA / USP, es consultor de varias empresas de la región especializada en Gestión de Tecnologías de la Información. Ingeniero de Producción, Especialista en Tecnologías de la Información con énfasis en Gestión de Sistemas de Información - UNISO, Magíster de la PUC-Campinas - Centro de Ciencias y Tecnología Ambientales Exactas, en Informática con énfasis en Gestión de Sistemas de Información.
Professora Associada do Centro de Educação da UFSC, em Florianópolis, Brasil. Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Educação na City University of New York. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas "Infância, Comunicação, Cultura e Arte" da UFSC.
Docente do curso de jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com atuação também no Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE) e Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) - ambos também da UFU. Possui pós-doutorado em Comunicação e Educação, Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais (USP), Doutorado em Educação (UNESP), Mestrado em Comunicação (UNESP) e Graduação em Jornalismo (UNESP).
Professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da (PPGE/UFTM). Professora e pesquisadora do Centro de Centro de Educação a Distância e Aprendizagem com Tecnologias de Informação (CEAD/UFTM) . É pesquisadora no Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Paradigmas Curriculares (FORPEC) da PUC/SP, e no Grupo Educação, MÃdia, Cultura e Novas Cidadanias da UFTM . Atua na área de educação, com ênfase em forma
Possui doutorado (2003) e mestrado (1986) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui estágio pós-doutoral na Universität Kassel, Kassel - Alemanha (2008), sob os auspícios da Fapesp. É professora do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade de Sorocaba, Uniso. É editora chefe da Revista Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia do PPG Comunicação e Cultura. Lidera na Uniso o Grupo de Pesquisa Linguagens das Mídias na Educação (GPLME) e co-lidera o grupo de pesquisa "Imagens midiáticas" (GPIM). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI).
Professora da Faculdade de Comunicação da UFJF desde 2007, atuando principalmente nas áreas de publicidade, marketing e literacia midiática. É Doutora em Comunicação, Cultura e Arte pela Universidade do Algarve (UAlg), Portugal, onde defendeu em 2019 a tese “A Construção Colaborativa da Comunicação das Marcas nas redes sociais: engajamento, interação e literacia dos media”. Fez mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Mediática.
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), professora titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM/ESPM). É líder do grupo de pesquisa Comunicação, Literacia Digital e Consumo (DIGICOM), vice-coordenadora da Cátedra Maria Aparecida Baccega e editora da revista Comunicação, Mídia e Consumo do PPGCOM- ESPM.
Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba/SP, líder do Grupo de Pesquisa em Imagens Midiáticas e vice-líder do Grupo de Pesquisa Linguagens das Mídias e Educação. Membro da Red Internacional ALEC: América, Europa, Caribe - "relaciones de género y prácticas sociales", Universidade de Limoges (França), da Rede Brasileira de Pesquisa em Semiótica Peirceana (REDECIEP) e do Comitê Executivo da IASS-AIS.
Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba- UNISO, graduação em Letras com licenciatura em língua portuguesa, inglesa e espanhola (UNISO), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba e graduação em Secretariado Executivo Bilíngue (UNIP). Atualmente é Vice-diretor e presidente da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC) e professor Titular da UNIP de Sorocaba, atuando em ensino e pesquisa nas áreas de Letras e Direito.
Doutora em Sociologia da Comunicação e dos Media pela Universidade de Coimbra (2016). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999), com especialização em Estudos do Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Mestrado em Comunicação e Industrias Culturais pela Universidade Católica Portuguesa (2004). Professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, tem como principais temáticas de investigação as interfaces entre mídia, cultura, educação e cidadania.
Doutoranda em Educação, mestre em Educação e graduada em Administração; membro do Grupo de Pesquisa em Educação Superior Tecnologia e Inovação (GPESTI); coordenadora adjunta do Comitê de ética em pesquisa com seres humanos da Universidade de Sorocaba (CEP-Uniso); integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIs). Atualmente é professora da educação superior (aulas presenciais e por EaD).
Pedagogo, mestre e doutor pela UFRN, com pós-doutorado pela UFSC. Professor do NEI/CAp/UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Inovações em Tecnologias Educacionais (PPGITE-IMD/UFRN). Coordena, atualmente, projetos de extensão ligados ao ensino de segunda língua e ensino de programação. Colabora com projetos ligados a hortas escolares e cineclubes. É autor/organizador dos livros “Mídias, infância e prática” e “Prática pedagógica em mídia-educação” e “Aprendizagem baseada em hortas: um guia introdutório para quem quer ensinar e aprender”. Realiza pesquisas dentro do eixo: Mídia, educação, infâncias, formação de professores, egressos.
Graduada em Comunicação Social, Especialista em Artes Visuais, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Comunicação, Artes e Audiovisual. Atuou como diretora da FM Universitária na UFRN e como coordenadora do Laboratório de Tecnologia Educacional do Centro de Educação/UFRN (2013-2016), tendo concebido diversos materiais didáticos e projetos de uso da tecnologia através de metodologias inovadoras em sala de aula, especialmente àquelas ligadas à área de produção audiovisual. Atualmente trabalha na Superintendência de Comunicação da UFRN, desenvolvendo roteiros para audiovisual e produzindo conteúdo para a internet.