top of page

Red Brasil

 

 

El equipo de investigación está conformado por académicos de las siguientes universidades: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal Triangulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (URFN), Universidade Federal de Uberlândia, Universidade de Sorocaba, Universidade Federal do Maranhão, Escola Superior de Propaganda e Marketing. 
Dra. Gabriela Borges
Coordinadora
Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com estágios na UAB/Barcelona e no Trinity College Dublin e Pós-doutorado na UALG/Portugal, atuando nos Doutorados em Comunicação, Cultura e Artes e Média-Arte Digital. Professora do Mestrado em Comunicação da FACOM/UFJF. Publicou Qualidade na TV Pública Portuguesa. Análise dos programas do canal 2:, Estudos Televisivos: Diálogos Brasil/Portugal, TV: formas audiovisuais de ficção e documentário Vol I e II e Discursos e Práticas de Qualidade na TV. 

Dra. Márcia Barbosa da Silva
Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Doutora em Educação do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa com investigação, docência e publicações concentradas na área de mídia e educação e formação de professores. Coordenei vários eventos na área de Comunicação e Educação. 

Maria%20Alzira%20Brasil_edited.jpg
Dra. María Alzira Pimenta
Universidade de Sorocaba

Doutora em Educação, Mestre em Artes e graduada em Pedagogia. Atualmente, é professora do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.  Pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI). Suas pesquisas tratam sobre formação de professores, avaliação da aprendizagem, fraude acadêmica e ética. 

Dra. Alexandra Bujokas de Siqueira
Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Jornalismo, doutora em Educação com pós-doutorado em Estudos de Mídia pela The Open University inglesa. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM e coordenadora do Centro de Educação a Distância.

Daiana%20Sigiliano_edited.jpg
Mg. Daiana Sigiliano
Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora. Formada em Jornalismo pela Faculdade de Minas, especialista em Jornalismo Multiplataforma pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestre em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora. É pesquisadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual (UFJF) e da rede de pesquisa Obitel-Brasil (Equipe UFJF). Membro do Grupo de  pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática da Universidade Federal de Juiz de Fora, do Grupo de 

Dra. Monica Fantin
Universidade Federal de Santa Catarina

Professora no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduaçao em Educação, do Centro de Ciências de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq, desenvolve pesquisa sobre estudos da infância, mídia-educação, escola e cultura digital

Gilka%20Girardello-Brasil_edited.jpg
Dra. Gilka Girardello
Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada do Centro de Educação da UFSC, em Florianópolis, Brasil. Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Educação na City University of New York. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas "Infância, Comunicação, Cultura e Arte" da UFSC.

Vanessa Matos_edited.jpg
Dra. Vanessa Matos
Universidade Federal de Uberlândia

Docente do curso de jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com atuação também no Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE) e Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) - ambos também da UFU. Possui pós-doutorado em Comunicação e Educação, Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais (USP), Doutorado em Educação (UNESP), Mestrado em Comunicação (UNESP) e Graduação em Jornalismo (UNESP). 

Brasil - Egle Spinelli - Foto_edited.jpg
Dra. Egle Müller Spinelli
Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), professora titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM/ESPM). É líder do grupo de pesquisa Comunicação, Literacia Digital e Consumo (DIGICOM), vice-coordenadora da Cátedra Maria Aparecida Baccega e editora da revista Comunicação, Mídia e Consumo do PPGCOM- ESPM. 

Dra. Martha  Prata-Linhares
Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da (PPGE/UFTM). Professora e pesquisadora do Centro de Centro de Educação a Distância e Aprendizagem com Tecnologias de Informação (CEAD/UFTM) . É pesquisadora no Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Paradigmas Curriculares (FORPEC) da PUC/SP, e no Grupo Educação, Mídia, Cultura e Novas Cidadanias da UFTM . Atua na área de educação, com ênfase em forma

foto%20lu%202020%20(2)_edited.jpg
Dra. Luciana Coutinho Pagliarini
Universidade de Sorocaba

Possui doutorado (2003) e mestrado (1986) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui estágio pós-doutoral na Universität Kassel, Kassel - Alemanha (2008), sob os auspícios da Fapesp. É professora do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade de Sorocaba, Uniso. É editora chefe da Revista Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia do PPG Comunicação e Cultura. Lidera na Uniso o Grupo de Pesquisa Linguagens das Mídias na Educação (GPLME) e co-lidera o grupo de pesquisa "Imagens midiáticas" (GPIM). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI). 

Dra. Letícia B. Torres Americano
Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da Faculdade de Comunicação da UFJF desde 2007, atuando principalmente nas áreas de publicidade, marketing e literacia midiática. É Doutora em Comunicação, Cultura e Arte pela Universidade do Algarve (UAlg), Portugal, onde defendeu em 2019 a tese “A Construção Colaborativa da Comunicação das Marcas nas redes sociais: engajamento, interação e literacia dos media”. Fez mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Mediática.

Brasil - Elaine Javorski Souza - Foto_edited.jpg
Dra. Elaine Javorski Souza
Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Sociologia da Comunicação e dos Media pela Universidade de Coimbra (2016). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999), com especialização em Estudos do Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Mestrado em Comunicação e Industrias Culturais pela Universidade Católica Portuguesa (2004). Professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, tem como principais temáticas de investigação as interfaces entre mídia, cultura, educação e cidadania.

Maria%20Ogecia_edited.jpg
Dra. María Ogécia Drigo
Universidade de Sorocaba

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba/SP, líder do Grupo de Pesquisa em Imagens Midiáticas e vice-líder do Grupo de Pesquisa Linguagens das Mídias e Educação. Membro da Red Internacional ALEC: América, Europa, Caribe - "relaciones de género y prácticas sociales", Universidade de Limoges (França), da Rede Brasileira de Pesquisa em Semiótica Peirceana (REDECIEP) e do Comitê Executivo da IASS-AIS.

Brasil - Ricardo Orsi - Foto_edited.jpg
Dr. Ricardo José Orsi de Sanctis
FATEC Sorocaba / UNIP

Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba- UNISO, graduação em Letras com licenciatura em língua portuguesa, inglesa e espanhola (UNISO), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba e graduação em Secretariado Executivo Bilíngue (UNIP). Atualmente é Vice-diretor e presidente da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC) e professor Titular da UNIP de Sorocaba, atuando em ensino e pesquisa nas áreas de Letras e Direito.

Brasil - Sandra Mara de Oliveira Souza - FOTO_edited.jpg
Dra. Sandra Marade Oliveira Souza 
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Marinete-Br_edited_edited.jpg
Dra. Marinete Aparecida Martins
Universidade de Sorocaba

Graduada em Comunicação Social, Especialista em Artes Visuais, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Comunicação, Artes e Audiovisual. Atuou como diretora da FM Universitária na UFRN e como coordenadora do Laboratório de Tecnologia Educacional do Centro de Educação/UFRN (2013-2016), tendo concebido diversos materiais didáticos e projetos de uso da tecnologia através de metodologias inovadoras em sala de aula, especialmente àquelas ligadas à área de produção audiovisual. Atualmente trabalha na Superintendência de Comunicação da UFRN, desenvolvendo roteiros para audiovisual e produzindo conteúdo para a internet.

Doutora em Educação, mestre em Educação e graduada em Administração; membro do Grupo de Pesquisa em Educação Superior Tecnologia e Inovação (GPESTI); coordenadora adjunta do Comitê de ética em pesquisa com seres humanos da Universidade de Sorocaba (CEP-Uniso); integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIs). Atualmente é professora da educação superior (aulas presenciais e por EaD).  

DEASSIS_edited.jpg
Dra. Maria Paulina de Assis
Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Catalão-GO. Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou pesquisa de doutorado sanduíche em ferramenta de Learning Design para o Ensino Superior no London Knowledge Lab, University College London. Mestre em ICT in Education, no Institute of Education, University College London. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. MBA em Recursos Humanos pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia (MG) - bacharelado e licenciatura. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEDUC da Universidade Federal de Catalão.  Atualmente em estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal de Santa Catarina.

Imagen 1_edited.jpg
Dr. José Douglas Alves dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pedagogo e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte - NICA (CNPq/UFSC). No âmbito da pesquisa acadêmica, tem abordado a relação das infâncias em diferentes contextos, a experiência estética possibilitada pelos filmes, o cinema no processo formativo (escolar e não-escolar), a leitura pedagógica de imagens, entre outras temáticas relacionadas à Pedagogia e à Educação.

viviane_edited.jpg
Dra. Viviane Ongaro
Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Jornalista diplomada pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Pós-Graduada em Comunicação para o Terceiro Milênio pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Atualmente é professora de graduação do Centro Universitário Unipet nos cursos presenciais de Comunicação Social e em cursos Tecnólogos em EAD. Professora do Ensino Fundamental I e II, ministrando a disciplina de Educomunicação. Professora conteudista dos cursos de Educação e Comunicação. Ministra cursos em Assessoria de Comunicação e Media Training. Estuda temáticas envolvendo mídia-educação e desinformação. Membro do grupo de pesquisa Núcleo Infância Comunicação Cultura e Arte (NICA), da Universidade Federal de Santa Catarina.

Imagen 1_edited.jpg
Mg. Milene dos Santos Figueiredo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Núcleo de Educação da Infância-Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Coordenadora do Laboratório de Tecnologia Educacional - LTE, do Centro de Educação, da UFRN e coordenadora do projeto de extensão “Práticas cineclubistas nas escolas das infâncias e juventudes - CiNEIclube/UFRN.

bottom of page